Olivetti Lettera 32

Essa será uma pagina inteiramente dedicada a um modelo de máquina de escrever em específico, a Olivetti Lettera 32. Escolhi este modelo não por acaso mas sim pelo fato de eu ter uma desta em casa e assim ter mais contato e conhecimento da mesma para compartilhar.
Foto: Divulgação/Internet
Algumas fotos da internet da Olivetti Lettera 32 de cor azul

Foto: Divulgação/Internet
Falando mais especificamente desta máquina, podemos dizer que se trata de uma máquina de escrever portátil, por mais que tenha mais de 5Kg, de composição bem simples e que de modo geral atende a qualquer estudante ou escritor menos exigente. Imagino que o público alvo era esse mesmo, as pessoas que precisavam de uma máquina funcional, prática e portátil que nos leva a pensar que seria ideal também para qualquer lar que quisesse ter uma máquina de escrever ao seu alcance.

Certamente não era recomendada nem usada por profissionais do ramo da datilografia por ser de certa forma mais simples, com menos carácteres disponíveis em seu teclado e pela certa "leveza" que pude comprovar que provoca certa instabilidade da máquina na mesa, mas nada que venha a atrapalhar uma boa escrita ao "usuário padrão".

O manuseio da mesma é bem simples e com pouco contato já estamos familiarizados a seu funcionamento. Seu tamanho reduzido é excelente para ter em casa no escritório ou mesmo no quarto além de não ser muito ruidosa.

A folha padrão para essa máquina seria a A4, mas os tamanhos podem variar tento no máximo 25,0 cm de largura pois este é o tamanho máximo que o carrinho dela permite lembrando que a as margens só permitem a escrita em uma zona de no máximo 23,00 cm.
Para os marinheiros de primeira viagem ou para aqueles que estão acostumados com outros modelos e marcas de máquina de escrever o teclado pode parecer faltar algumas letras e caracteres. A verdade é que realmente falta, mas algumas podem ser feitas de uma maneira diferente, vamos lá: 
  • Não tem o número 1 (um), mas você pode usar o a letra L minúscula (l);
  • Não existe também o 0 (zero), mas você utiliza em seu lugar a letra O maiúscula;
  • O ponto de exclamação ! é feito apertando o ponto fina (.) e  voltando para ele e apertando o apóstrofo ('). Não vai ficar perfeito como o ponto de exclamação do computador mas vai resolver; 

Fotos da parte de baixo sem a tampa 


Foto: Divulgação/Internet
Essa imagem de cima mostra a máquina sem a tampa superior e me lembra de outra coisa essencial: a fita. Sim, sem a fita é impossível vir a escrever com a máquina. Esta utiliza uma fita de nylon ainda bem comum no mercado que pode ser facilmente encontrada até os dias de hoje com dimensões do carretel: 
Foto: Divulgação/Internet

Para a troca da fita basta apenas abrir a tampa superior e retirar as porcas recartilhadas que prendem os dois carreteis e retirando-os também. Lembrando que quando você compra uma fita nova só vem um único carretel, assim que você deve guardar um carretel vazio para que ele comece a enrolar a fita nova.


Já a fita em si tem na faixa de 13mm de largura e o comprimento variável conforme venda a empresa, mas geralmente com 8 ou 9 metros que segundo a Olivetti permitia escrever até 540.00 carácteres.



Desses três modelos de fitas que consegui comprar nos últimos anos, sei que apenas a marca IBRAFITAS® ainda estava produzindo novas fitas, as demais encontramos apenas o que restou de velhos estoques. Assim que a dica que quando encontrar fitas a venda compre uma boa quantidade para que lhe seja útil por muitos anos.

Uma outra dica é guardar suas fitas de reservas protegidas do sol e se possível em um recipiente que proteja do clima seco, evitando que elas se ressequem.


Lembrando que uma fita nova lhe permite escrever por muito e muito tempo. Se você está começando agora ou ainda não percebeu esse detalhe, vou deixar claro que a máquina de escrever funciona assim em relação a fita: ela faz com que a fita passe de um carretel a outro enquanto as letras "batem" sobre a fita, assim vai esvaziando um carretel e enchendo o outro. Quando o carretel fica cheio, automaticamente a máquina inverte o sistema e passa a encher o carretel que está vazio fazendo assim que a fita fique indo de um lado a outro, permitindo também que você utilize a mesma fita várias vezes até que ela realmente esteja sem tinta.

Se você estiver utilizando uma fita de apenas uma cor, o que você pode fazer é alterar a chave da máquina para utilizar a parte de baixo da fita (como se fosse a cor vermelha da fita de dupla coloração) que vai estar nova por não ter sido utilizada.

Essa é a chave que você escolhe em três posições: A superior (para utilizar a parte superior da fita que em geral é preta); A central (para não utilizar a fita); E a inferior (para utilizar a parte inferior da fita que em geral é vermelha)

Caso você como eu não goste de acionar essa chave, você pode simplemente virar os carreteis de cabeça pra baixo utilizando assim a outra faixa da fica que até então estava em desuso.



Abaixo uma tabela com as principais informações deste modelo
Depois de muitas buscas pelo vasto universo da internet consegui encontrar o manual da Lettera 32 porém este se encontra em inglês, mas já é um começo. Logo achei o mesmo em espanhol. Confira:





Caso você tenha um modelo deste com manual em casa, sua contribuição seria muito bem vinda para enriquecer essa página!

Propaganda antiga da Olivetti Lettera 32

Se você também é um amante por máquinas de escrever antigas e possúi algum modelo ou quer falar sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo ou envie um e-mail para:

94 comentários:

  1. espero a mkinha chegar pelo correio, ansiosa, e por coincidência achei no lixo uma há dois dias, poderei usar p repor peças ou decoração entao logo terei duas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal! Espero que você goste muito! Uso sempre esse modelo e acho muito prática e bem funcional!
      Depois conte mais experiencias suas por aqui! Abraços!

      Excluir
    2. Boa noite, amigo
      Você não teria o braço do carro da Letera 32 pra me doar ou até vender? A minha veio sem bracinho. Aguardo resposta por aqui ou pelo email: joaodossantos18@yahoo.com.br.
      Um abraço
      João

      Excluir
    3. Olá e boa tarde João. Infelizmente é bem raro encontrar algumas peças para nossas máquinas. O que eu recomendo é você comprar uma outra máquina e retirar as peças. Tem algumas no Mercado livre até por algo em torno de R$60,00 que compensaria comprar para tirar peças. Abraços e boa sorte. Depois nos diga o que você achou.

      Excluir
  2. Nossa, eu tenho uma dessas,fez parte da minha infância e talvez tenha contribuido para eu gostar tanto de escrever e ser hoje jornalista. Porém ela esta estragada. Gostaria mt de recuperá-la. Alguém sabe me dizer lugares que arrumem? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acabei de comprar a minha e não sei onde encontrar a fita em lojas físicas. Vc teria alguma indicação? meu email para contato ana.fermino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essas máquinas são sensacionais. Chego a restaurar umas 3 dessas por semana, muitas vezes tenho que fazer as peças que estão faltando.
    Ana Cláudia, quanto a fita, eu tenho. Custa 23 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcos! Você é da onde? Gostaria muito de reformar a minha, ela tem um valor sentimental (ganhei do meu pai quando era menor), mas está com a pintura descascando :(

      Excluir
  5. Fiz uma limpeza na minha e lubrifiquei ela toda com óleo anticorrosivo. Ela esta funcionando bem, só não está parando nas tabulações. Tinha um elástico na parte de baixo que estragou e não sei qual era a sua utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e boa tarde! Que bom que está restaurando a sua Olivetti! Se quiser ajuda, manda mais informações e algumas fotos para nosso e-mail de contato: mundoantigoecia@gmail.com

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Túlio!
    Adquiri uma maquina de datilografia portátil Hermes Baby e descobri que seu modelo é da década de 30. Ela é linda, verde, toda em metal e funciona perfeitamente, ainda possui a fita original com tinta. Não encontrei muita informação sobre esse modelo. Estou interessada em mais informações sobre ela e também saber qual a média de preço de máquinas desse ano. Você teria alguma informação? Se tiver disponível para bater um papo, deixo meu email para contato: moraes.clara@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou desde sexta feira 17/02/2017, com um blog onde passei a transcrever minhas anotações e registros desde quando era estudante de magistério em Sorocaba (1967) e alguns desses meus textos foram escritos datilografados utilizando uma Olivette Lettera 32 de cor laranja. Fui pesquisar então para me lembrar em que época foi adquirida, porque ela continua sobre a bancada de minha estante, mas não a uso faz muito tempo, embroa se encontre em perfeitas condições. Meu marido diz que foi quando já estávamos casados(década de 70)então achei o seu blog para saber a época da fabricação dessas máquinas. Muito boa essa sua ideia de escrever sobre Esse "mundo antigo" e obrigada por me ajudar a pelo menos identificar com certa proximidade a idade da minha. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bom dia Regina! Fico feliz em ter ajudado! Obrigado pelo comentário e pela visita! Abraços!

      Excluir
  9. Olá preciso de uma foto da máquina sem o tampão de baixo, pois uma linha arrebentou e a máquina não dá o espaçamento pra letra seguinte. Poderia me enviar uma foto? Quero recolocar a linha pois não sei onde vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já atualizei a página com fotos da parte de baixo da máquina sem o tampão! Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog!

      Excluir
    2. Tenho uma máquina olivett e tá faltando a linha e a mola do tambor que fica a linha estar quebrado queria arruma ela

      Excluir
  10. Olá meu nome é Izaias Ferreira e eu tenho uma Olivetti Lettera 32 mas infelizmente está emperrada pois a algo nos trilhos da máquina que a esta travando, gostaria de saber como posso consertar, já que parece impossível remover oque a esta emperrando, tenho medo de desmontar e não conseguir monta-la novamente...

    ResponderExcluir
  11. Olá e boa noite Izaias! Primeiramente obrigado pela visita ao blog e pelo seu comentário. Tem grande chances de na verdade em vez de emperrada só esteja travada. Isso porque as máquinas tem uma pequena alavanca que prende o "carro" no trilho. Se voc~e olhar a primeira foto dessa página, verá que tem uma pequena alavanca do lado direito bem pertinho dos trilhos: levante essa alavanca e o carro fica liberado! Depois diga se foi isso ou não. Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ! tenho uma 32 muito nova e muito pouco usada, mas não sei como perdi as teclas da letras "E e L" sabe onde posso encontrar? Grato Jose Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bom dia José Carlos. Infelizmente é bem raro encontrar algumas peças para nossas máquinas. O que eu recomendo é você comprar uma outra máquina e retirar as peças. Tem algumas no Mercado livre até por algo em torno de R$60,00 que compensaria comprar para tirar peças. Abraços e boa sorte. Depois nos diga o que você achou.

      Excluir
  13. Bom dia ! tenho uma 32 muito nova e muito pouco usada, mas não sei como perdi as teclas da letras "E e L" sabe onde posso encontrar? Grato Jose Carlos

    ResponderExcluir
  14. Muito grato pelas informações! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Tenho uma Lettera 22 que ficou guardada por muito tempo e a pintura está desbotada e com sinais de ferrugem. Alguem sabe me informar o tipo e onde comprar a tinta na cor original verde? Grato

    ResponderExcluir
  16. Oi Túlio, bom dia! Eu tive uma máquina dessas quando era adolescente. Era muito orgulhoso de ser um dos poucos estudantes da minha escola que entregavam trabalhos digitados... isso em meio dos anos 80...
    Gostei do seu texto.
    posso divulgar o link do seu blog no meu facebook? Gostaria de compartilhar com meus amigos...

    parabéns pelo trabalho.
    Abraços.
    Sandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro. Obrigado pela sua visita ao blog e por seu comentário. É bom saber que mais pessoas tem uma história com essas máquinas de escrever . Pode compartilhar sim.Abraços

      Excluir
  17. Gostei muito de ler sobre ela aqui. Hoje cedo eu decidi recuperar a minha. Ela está muito bem conservada, o único defeito q encontrei foi q a tecla R sumiu. Uma pena...

    ResponderExcluir
  18. ola estou vendendo a minha ela esta toda completa e em bom estado meu wapp e 81985776734 alguem sse interessar pode chamar

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma rosa e gostaria de vender.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma rosa e gostaria de vender.

    ResponderExcluir
  21. Acabei de adquirir uma olivetti lettera 82, e já estou familiarizado com ela, até pq tive uma aula da minha mãe... mas agora me surgiu uma dúvida, notei que as letras saiam um pouco manchadas, mas nada que atrapalhe. Quando fui separar, vi que na ponta da haste que bate na fita e marca a letra, Tava com resíduos de tinta. Saberia dizer qual produto posso usar pra limpa-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Obrigado pela sua visita ao blog e por seu comentário. Você tentou limpar com álcool?

      Excluir
    2. Consegui fazer a limpeza usando uma agulha pra tirar o excesso d a tinta que estava acumulada nas letras e depois passei o álcool pra finalizar.

      Excluir
    3. Olá Lucas! Exatamente assim que costumo fazer. No cotidiano pode acontecer de juntar um pouco de sujeira (restos da fita) e vou tirando com uma agulha o excesso!

      Excluir
  22. Obrigado pela matéria, voce me informou muito sobre essa belezinha. comprei uma azul/verde exatamente igual a da foto por 100 pilas, só não tem o logo (por isso demorei para chegar até aqui kkk) e a tecla 'R' mas a pintura está perfeita e veio com a bag original. Este manual vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigado pela visita Marcelo! Fico feliz em ter ajudado. Espero que esteja aproveitando sua máquina! Abraços!

      Excluir
  23. Boa tarde! achei esse blog e tenho essa maquina lettera 32. Gostaria de dicas de limpeza. Mandei pra um cara limpar, a maquina veio cheio de óleo e cheirando a qyerosene. O fdp nem limpou, continuou suja. Só colocou óleo. Está funcioando perfeitamente. Só o botão do tabulador que está quebrado, tem um mecanismo solto dentro da máquina. Gostaria de uma ajuda de voces. Fiquei traumatizado e na minha cidade não encontrei ninguem decente pra mexer. Quero eu mesmo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Vc pode usar um compressor de ar para limpar, tem só de ter cuidado com as peças tipo molas etc. Mas se for um compressor com baixa pressão é o ideal. De resto nada mais, a máquina só vai precisar de manutenção a nivel de óleo de muito em muito tempo. É também necessário atenção em não colocar oleo na parte do rolo de borracha, este deve ser limpo apenas com um pouco de álcool e algodão. De resto manutenção simples.

      Abraços

      Excluir
  24. Obrigado pelo post! Ajudou-me de modo incrível!
    Tudo de bom! Até!

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante o post, parabéns!
    Estou com uma dessas porem a minha esta travada, como faço para destrava-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudimir e obrigado pela sua visita. Essas maquinas tem do lado direito perto do trilho uma pequena alavanca que trava a maquina levando a muito pensarem que ela emperrou. Tente isso levantando essa alavanca. Caso não seja isso, pode ser alguma coisa presa nos trilhos, sujeira ou falta de lubrificação (no caso recomendo o uso de desingripantes como o WD-40)

      Excluir
  26. Olá boa tarde, tenho uma lettera22 original em excelente estado e estou vendendo, alguém se interessa? Caso interessem podem me mandar por e-mail lubalicari@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Ola, tenho uma lettera 22, mecanismo de espaçamento entre uma letra e outra (para não ficar uma sobre a outra) não esta funcionando. Única forma de escrever uma palavra é apertar a tecla de espaço para cada letra que eu apertar. Tenho manual completo de manutenção mas esta em ingles, acabei de começar a ler sobre mas ainda não descobri o nome do mecanismo. Alguma sugestão. ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas letras se pressionadas com mais força, acionam o mecanismo de espaçamento - porém nem todas funcionando pressionando com força.

      Excluir
    2. Olá Obrigado pela visita. Não posso afirmar com certeza, mas me parece que ela está travando o mecanismo. A minha mesmo já ocorreu isso algumas vezes. Uma limpeza e lubrificação interna resolveram esse problema. Indico NÃO utilizar nenhum tipo de óleo. Eu utilizei na limpeza e lubrificação os desingripantes como o WD-40.

      Excluir
  28. Olá amigos(as) que curtem essa máquina de escrever olivetti lettera 32. Tive sorte em adquirir uma desse modelo em excelente estado de conservação, inclusive a bolsa de transporte e aquela menos comum ou seja de carregar pela alça no ombro. Fiquei mais feliz ainda em saber que o manual original e a capa fina marrom com a inscrição Olivetti para proteger a máquina de poeira estava dentro da bolsa. Como esse manual e raro hoje em dia acho que tive muita sorte em adquirir essa máquina de um senhor que gostava de colecionar máquinas então cuidou muito bem dela até seu falecimento e posteriormente seu filho a vendeu pra mim. Além dessa Olivetti Lettera 32 comprei também uma hermes 3000 100% cuidada também. Para mim estar nesse grupo seleto de pessoas que valorizam o passado com suas máquinas brilhantes e um prazer a parte. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  29. Ola!Por gentileza,vc compra ou sabe quem compra maquina de escrever,pois em casa antes de meu padrastro falacer ele consertava e deixou varias maquinas em otimo estado de conservacao !!!Qualquer coisa segue aqui meu meio de contato 11972516198

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!! Saberiam me informar as principais diferenças entre uma Lettera 32 e uma 82? Estou buscando esses modelos para presentear alguém especial, e estou pesquisando onde comprar. Teriam também outras sugestões de modelos similares a esses dois que mencionei?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite pessoal, estou começando a usar uma 82 velhinha do meu pai rs, alguém que entenda mais saberia indicar algo para melhorar um pouco a situação?

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem? Gostei muito do seu site e tenho uma máquina igual. Meu xodó. Hoje ele travou e não quer voltar mais. Já viu alguma coisa parecida? Você tem o manual técnico? Abraço e.

    ResponderExcluir
  33. Gente, qual a diferença entre a 32 e a 82? Não faço ideia!

    ResponderExcluir
  34. Olá. Tenho uma vermelha que está restaurando. Não sei se a fabricação é italiana ou nacional. Parabéns pelas informações sobre a Lettera. Abraço.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Sempre fui apaixonada por máquinas de escrever e pretendo comprar uma Olivette 32. É fácil encontrar quem faça manutenção?

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo blog, usarei todas as informações!!

    ResponderExcluir
  37. Olá tudo bem? Você tem o manual técnico desta máquina, pois eu tenho uma igual e quero conservar.

    ResponderExcluir
  38. Buenas chê! Tudo bueno? Tenho uma Olivetti Lettera 82, pertenceu ao meu pai e está praticamente impecável ( claro que têm marcas de uso). Têm um botão nela, "<||>", quando eu o aperta, nada acontece, aparentemente era para travar mas não acontece nada, qual a função desse botão?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia a todos! Tenho uma Olivetti Praxis 20 e depois de digitar a primeira letra acende a luz amarela de Sift lock e ela não escreve mais nada. Alguém poderia me ajudar informando o que devo fazer? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  40. Vendo uma lettera 82 top sem detalhes e em perfeito estado de funcionamento $200 31 988589671 Flávio

    ResponderExcluir
  41. Estou precisando da tampa superior cds máquina!
    Alguém tem para vender?
    Álvaro de Andrade.

    ResponderExcluir
  42. Oi bom dia moro em salvador gostaria de ter as fitas para minha máquina onde posso encontrar aqui em salvador?

    ResponderExcluir
  43. Vendo uma lettera 35 com maleta e manual (impecável)
    Interessados deixar contato

    ResponderExcluir
  44. Alguém sabe onde posso fazer doação tenho uma Olivetti e um mimiografo

    ResponderExcluir
  45. vendo olivetti studio 44 , em perfeito estado
    fone 17-98819-7677

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma Lettera 32 que adquiri no ano de 1976, quando tinha 16 anos. Era estudante e meu sonho à época era ser um bom datilógrafo. Era o sonho de consumo de nós jovens daquela época, assim como hoje, os ítens de informática. Ganhei algum dinheiro, datilografando trabalhos escolares, tipo biografias de personalidades e grandes textos. Cobrava vinte centavos por cada folha datilografa dos meus colegas. Ainda hoje ela funciona 100%.

    ResponderExcluir
  47. É um modelo que tenho vontade de adquirir. Só aguardando a oportunidade certa. Tanto ela quanto a Studio 44.

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma Lettera 32 há 44 anos. Tem um tratamento especial, afinal era sonho de consumo de nós, jovens dos anos 60 e 70. No entanto, os 4 calços de borracha que ficam embaixo da máquina para evitar que o mecanismo (barra de espaço e a teclas de maiúscula e minúscula) funcionem, deterioram e assim tive que tirar a bandeja de baixo e utilizar a máquina na ponta da mesa. Como faço para adquirir esses calços?

    ResponderExcluir
  49. Pelo que vi, são do mesmo tipo que tem na minha lettera 25. Se você conseguir encontrar na internet, beleza mas se não, pode ver se consegue um pedaço de borracha e confeccionar por conta própria. Em uma Hermes 3000 eu tive que refazer essas borrachas da base e usei uma sandália havaianas velha já que o material é mole e fácil de cortar. Também pode tentar moldar com cola quente...

    ResponderExcluir
  50. bom dia preciso fazer uma manutenção da minha Olivetti Lettera 32.
    moro em São Paulo, Butantã
    Aguardo resposta, Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Eu tenho uma e adoro. Ela é muito prática e gostosa de datilografar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola e obrigado pelo comentário! A Lettera 32 é realmente muito boa

      Excluir
  52. Boa tarde! Comprei a minha agora de um amigo e estou adorando! Bom trabalho na postagem

    ResponderExcluir
  53. Uau. Meu irmão mais velho tinha. Eu adorava. Comprei uma pra mim, mas o rolo está solto. Não consegui entender como arrumar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigado pelo comentário! Pode ser um pequeno parafuso que prendo o rolo ao eixo ou então a alavanca para prender a folha ao rolo

      Excluir
  54. Boa tarde! Olha, acabei de comprar uma máquina lettera 82, porém quando teclo, o carro não anda, para que eu possa formar a palavra, fica teclando no mesmo lugar do papel. Já mexi em tudo, mas não consegui resolver. Por favor, me ajude.

    ResponderExcluir
  55. Eu tenho uma dessa, embora não tenha mémorias afetivas com ela e prefira a lettera 82, que foi a que tive na infância. De modo quq acabou ficando de enfeite e eu promentendo que irei consertá-lo um dia... e isso tem 3 anos.

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pelo trabalho realizado! Bem, estou escrevendo um livro de ficção e gostaria de saber onde posso conseguir o manual técnico ou pelo menos os nomes de todas as peças de uma máquina de datilografia. grato!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Comprei uma Olivetti 82 em perfeito estado. Na hora de pegar o rapaz que vendeu deixou cair na mesa!!!! Soltaram 2 molas (que devem fazer o carrinho andar mais devagar, pois agora está sem freio) e 3 teclas não retornam ao lugar depois de serem pressionadas. Quem pode consertar no RJ?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite tenho uma máquina de escrever portátil gostaria de vender 47 991680447 whats

    ResponderExcluir
  60. Olá boa noite ! Acabei de adquirir uma Olivetti Linea 88, porém ela é usada e está "travada" (o carro não corre) não sei o que fazer para destravar, já procurei em todo lugar e nada :(
    Se caso alguém souber como por favor me mandem em email: victoriamarquesmarini233@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  61. Olá, Bom dia! Tenho uma máquina modelo olivetti. Perdi uma letrinha da máquina e gostaria de saber como conseguir a letra e fita para comprar. Você pode me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A letrinha eu realmente nao sei, teria que pesquisar, mas a fita e conserto pode ser feito na evaristo da veiga, 85, no centro do Rio de Janeiro. Tem que perguntar, pois nao lembro da sala, mas devem saber informar vc indo lah.

      Excluir
    2. Pode ser que tenho essa tecla: Fitas - peças - assit. técnica maq. escritório : recadosmariano@gmail.com

      Excluir