quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Propaganda Antiga - Rede Philips de Televisão: Controle Remoto

Nos anos 80 as televisões finalmente já eram coloridas e estavam mais acessíveis para os brasileiros. Só que depois de muitas melhoras, ainda havia um inconveniente: era preciso levantar da poltrona toda vez que você quisesse trocar de canal ou alterar o volume de sua televisão (algo impensável nos dias de hoje).

Por mais que o controle remoto televisivo tenha sido inventado em meados da década de 50 por Robert Adler, demorou para que ele estivesse nas mãos dos telespectadores, ainda mais dos telespectadores brasileiros nesta horrível tradição que há de que tudo que é novo demora a chagar ao nosso país. Vale lembrar que esse primeiro sistema de controle remoto do Adler não é o mesmo que conhecemos nem o da propaganda abaixo pois funcionava com um outro sistema. O da propaganda funciona com infravermelho e este sim é basicamente funciona como o controle que encontramos em todas as casas e que foi desenvolvido por volta de 1977.

Tratando assim de uma verdadeira novidade e algo quase mirabolante para as pessoas tanto que a Philips utilizou disso para compor a sua propaganda pois realmente não seria quase como uma obra de um mágico trocar os canais sem ter que se levantar do sofá?


Além do novo controle remoto, essa televisão possuía algumas novidades como a Tecla Verde que servia para regular automaticamente as cores, o brilho e o som. Esperar a televisão esquentar para sair a imagem já era passado para este modelo além de ter a tecnologia Hi-Bri. Por mais que fosse raro encontrar alguma casa que já possuísse um aparelho de vídeo-cassete, essa televisão já estava preparada para aceitar com um simples toque de botão VCR.

3 comentários:

  1. Este televisor fazia parte da linha Philips 1981, ano que marcou uma nova era da marca holandesa no Brasil pois até então todos os televisores dela produzidos por aqui eram na verdade versões simplificadas (e às vezes defasadas tecnologicamente) dos modelos destinados ao mercado europeu, o chassis KT-3 (que equipa este televisor) foi um dos primeiros projetos mundiais a serem produzidos. "Hi-Bri" era uma tecnologia da IBRAPE (divisão de cinescópios da Philips) que permite que o cinescópio em questão ofereça um rendimento luminoso superior em relação aos demais, outra tecnologia empregada nessa geração de cinescópios era a "Quick Vision" que utilizavam cátodos de aquecimento rápido, o que permitia que a imagem aparecesse quase tão rápido quanto o som quando o televisor fosse ligado frio.
    O controle remoto era um capítulo aparte, era um sistema avançado para a época baseado na transmissão de código por pulsos mediante luz infra-vermelha baseado num microprocessador, esses sinais eram transmitidos à uma frequência de 36,1Khz, o sistema se chama "RC-4" e oferecia alcance de até 12 metros sem obstáculos, e o indicador de canais era um display de 7 segmentos baseado em LEDs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado pelas informações , Pois tenho uma dessas novinha na caixa e mais uma kl7 e kl1 usadas mas funcionando.

      Excluir
  2. Tive uma dessa acho que era 26 ou 27 polegadas não lembro o nome do modelo...Vc poderia me falar???

    ResponderExcluir