sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Propaganda Antiga - Rádio Transonete 93

O rádio é um aparelho incrível. Por mais que ele tenha diminuído um pouco sua importância em meio a novas tecnologias como os computadores portáteis e a internet, ainda mantêm seu papel de informar e descontrair. Pense você no carro, na cidade ou em viagem, o rádio ainda está ali, te acompanhando, informando e levando a boa musica até você. Para quem também está em casa ou no trabalho em seus afazeres não pode parar para assistir uma notícia ou acessar a internet, mas pode estar com o rádio ligado em sua estação preferida.

Pense então nos anos 60. A televisão no Brasil tinha se iniciado no ano de 1950, mas mesmo assim ainda era artigo de luxo, sem contar que não funcionava em todos os locais e os canais não eram muitos. O rádio reinava e o aparelho era o desejo de muitas pessoas. Toda família de boas condições financeiras tinha um belo exemplar de destaque em sua sala.

Mas um rádio só em casa não bastava. Hoje em nossos celulares ou smartphones escutamos músicas e as rádios, mas até então era preciso ter um aparelho de rádio. Nesta propaganda da empresa Teleunião (Indústria de Rádios e Televisores Teleunião) vemos o rádio portátil transistorizado Transonete 93 que funcionava com "apenas" 4 pilhas de lanterna.


Além de serem portáteis, esses rádios vinham com um estojo em couro  e duas alças de mesmo material que facilitavam o transporte mantendo sempre o rádio bem protegido.

Para quem gosta de rádios antigos como eu, descobri um blog que trata especificamente sobre isso. O Sr. Indalécio A. de Oliveira restaura rádios antigos e mesmo não tendo realizado nenhum trabalho com ele, por suas fotos postadas no blog, aparenta realizar restaurações de excelente qualidade. Vale a pena conferir: http://officinadosradios.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário