quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Propaganda Antiga - IBM 1440

Os computadores fazem parte de nossas vidas, isso não se tem dúvida. Para quase tudo que vemos ou pensamos existe uma participação direta ou indireta desses computadores de distintos modelos, formas e tamanhos. Esse blog não estaria aqui sem meu pc.

Mas como eles surgiram? De onde vieram? São tão novos assim em nossas vidas? Alguns vão responder que são populares desde o final dos anos 90. Outros já vão dizer que surgiram nos anos 80. Bom, os pc's ou Personal Computer realmente só se popularizaram e chegaram ao mercado nos anos 80 (e muito depois no Brasil) como o Apple II, IBM PC ou Macintosh.

Porém antes desses computadores destinados ao usuário padrão e domiciliar, qualquer média e grande empresa tinha em seus arquivos quantidades enormes de papéis e dados que necessitavam de muito tempo e pessoal para serem computados.

Imagine só você com sua rede de lojas de supermercados, materiais de construções, bancos ou qualquer outra com centenas de funcionários, muitas contas, impostos, salários a pagar e mais um tanto de dados a processar tudo a mão. Não devia ser nada fácil...

Por essa enorme quantidade de informações que desde o final do século XIX existiam os mais diferentes tipo de "computadores". Realmente eram bem primitivos, mas já facilitavam a vida de muita gente.

Claro que estamos falando de informações sendo caracteres e que para tal utilizavam cartões e fitas perfuradas (as antigas memórias dos computadores). Esses cartões e fitas por mais avançados que fossem para sua época eram bem trabalhosas. Eram centenas de cartões ou muitos e muitos metros de fotas para poder realizar as operações nos computadores até que a IBM (sempre muito a frente de seu tempo) revolucionou os seus métodos de armazenamentos de memória com as memórias removíveis de disco!

Não estamos falando de uma pequena mudança. Essa propaganda do IBM 1440 é um testemunho de um dos grandes passos para que tempos depois pudéssemos ter em nossas mão um pequeno notebook. 

Uma pilha de disco de vinil hoje é maior que muitos pc's, mas já é muito melhor do que ter 25.000 cartões perfurados guardados na estante. Imagine a bagunça e a trabalheira...

E se você parar para olhar bem, isso dai na propagando é o precursor dos nos HD's (Hard Disk Drive) que logo vão desaparecer do mercado com as novas tecnologias de SSD.

É interessante ver também que nos anos de 1963 já havia duas lojas da IBM no Brasil com algumas filiais espalhadas pelo país, uma referência que por aqui já existia uma certa necessidades por essas máquinas.

Para que você tenha noção de como era esse computador, busquei algumas fotos do mesmo e perceba o tamanho do maquinário:
Fonte: http://www.beagle-ears.com/lars/engineer/comphist/ga24-3116/ibm1440.htm

Fonte: http://www.computerhistory.org/collections/catalog/102646250

Fonte: http://www.orgs-evolution-knowledge.net/Index/ApplicHolyWars/FullProjectToNow/ApplicationHolyWarsWeb/generation3.htm

Fonte: http://www.computerhistory.org/collections/catalog/102635172


"Será o novo IBM1440 0 seu primeiro computador?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário